Criar narrativas de vida contadas na primeira pessoa, produzidas muitas vezes pelo próprio a partir de memórias, fotografias, filmes, imagens pessoais é a definição de DST.
Entre as carateristicas destes filmes estão a curta duração dos mesmos que varia entre 2 e 5 minutos, o conteudo emocional, a história e ainda a voz do autor.

domingo, 11 de março de 2012

O porquê deste projeto!


“O jovem precisa ter uma oportunidade para conseguir elaborar o seu projeto de vida e precisa também conhecer a realidade na qual está inserido. Só assim ele vai conseguir ter um norte.”

Pode a escola ajudar os adolescentes a definir projetos de vida?

De acordo com o Projeto Educativo da EB2,3 Bairro Padre Cruz este pretende enraizar-se na realidade de um "Bairro social crítico". Assim, e após leitura atenta do referido projeto educativo achámos pertinente construir o nosso projeto DST (digital storytelling) -  em sintonia com o referido projeto.
Tentámos que os alunos que nele participaram desenvolvessem uma melhoria das suas práticas, valorizando as atitudes, a competência, a capacidade de descoberta, a capacidade de inovação. Pensamos ter valorizado com o nosso projeto DST (digital storytelling - a educação escolar em termos de relações, espírito de equipa, produção de aprendizagem; pensámos ter contribuído para criar um espaço onde se geraram ideias, sentimentos, dinâmicas no sentido da busca do conhecimento que despertam o interesse pela aprendizagem.

DST - poderão ter potencialidades para a educação e formação?

Queremos essencialmente saber até que ponto este tipo de projeto multimedia pode permitir ajudar a definir o percurso escolar dos alunos e as suas expetativas face à escolaridade e à construçã de um projeto de vida.

Estes filmes foram produzidos e realizados entre Outubro 2011 e Fevereiro 2012; os guiões, as músicas, os clips de voz, as imagens, as filmagens, os desenhos foram realizados pelos alunos com a orientação da professora.

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